Recursos para pastores

3 tendências inspiradoras para liderança pastoral

Será que eu inspiro pessoas?

3 tendências inspiradoras para liderança pastoral

Qual foi a pessoa que te inspirou para que você esteja onde você está hoje? Você consegue se lembrar desta pessoa? Como ela era? O que mais te marcou? Quais foram as frases que te motivaram a caminhar neste caminho? Leia 3 tendências inspiradoras para liderança pastoral:

Todos nós temos alguma referência na inspiração do que fazemos e como fazemos; às vezes são professores; às vezes os pais; outras vezes o cônjuge; algumas vezes é um amigo, um pregador, um discipulador… enfim, você pode sempre se lembrar de quem estava com você quando tudo começou, como sua carreira iniciou e o que te levou a estar onde você se encontra hoje.

Tendências inspiradoras na liderança

Walter Robb, Co-CEO da Whole Foods Market falou sobre três tendências inspiradoras na liderança de pessoas e penso que podemos usar os seus pontos para pensarmos em nosso ministério.

A pergunta que precisamos fazer é: queremos ser inspiradores para que outros possam seguir nossos passos e serem também líderes contagiantes e que trabalhem com eficácia e eficiente, além de paixão numa liderança com propósitos?

Walter Robb colocava o seguinte: é preciso (1) incentivar, (2) apoiar e (3) empurrar as pessoas para que se desloquem do seu próprio centro.

Um líder inspirador sabe dar propósito

Um líder inspirador sabe fazer isso: ele incentiva aqueles que estão sendo liderados por ele. Pode ser o incentivo de aproximar-se no relacionamento com outros; pode ser um incentivo em capacitar-se melhor para as tarefas; pode ser um incentivo em construir um tempo de qualidade para si mesmo; o fato é que os líderes inspiradores estão sempre incentivando seus liderados. Dando-lhes propósito; mostrando suas qualidades; destacando suas potencialidades.

Um líder inspirador sabe dar uma escuta qualificada

Um líder inspirador sabe apoiar. Ele não somente incentiva para que cresçam, mas ele se coloca junto com as novas ideias que surgirão. Ele dá apoio; auxilia na construção dos novos caminhos; dá suporte, ouve, traz uma escuta mais qualificada para os liderados e acredita neles. A inspiração com o apoio certamente dará mais segurança para quem está inovando, para quem está seguindo em frente, para quem está liderando outras pessoas. Ele (o liderado) certamente sentirá mais conforto e segurança, sabendo que tem o apoio do seu líder.

Um líder inspirador sabe empurrar pessoas para fora do seu centro

Um líder inspirador, além de incentivar e apoiar sabe também empurrar as pessoas para fora do seu próprio centro. Ele sabe que é preciso sair muitas vezes da zona de conforto, então ele desafia a inovar. Não adianta sabermos que caminho tomar, se nossos liderandos não enxergarem isso com seus próprios olhos, aquele caminho novo não será desafiador. As pessoas precisam estar mais sensíveis tanto ao seu ambiente, como as outras pessoas que estão junto com elas. Nosso mundo está cada vez mais conectado e o compartilhar da vida se tornou um lugar comum, por isso é preciso ter sempre a inspiração de ajudar aqueles que lideram pessoas e que trabalham conosco, como equipe, a deslocarem-se de seus lugares comuns para um terreno novo, para o preparo de novas impressões e ideias. É assim que se dará o crescimento.

E você? Como tem incentivado seus liderados? Quando as ideias novas surgem você os apoia? O que tem feito para desafiar seus liderados a saírem do seu lugar comum e transporem a barreira da rigidez dos pensamentos e das estruturas para uma ousadia de relacionamentos mais marcantes, profundos e duradouros?

A liderança pastoral, principalmente em nosso momento atual de acesso a tantas coisas, informações e lugares, precisa ser uma liderança incentivadora, apoiadora e que auxilie as pessoas a saírem dos seus ambientes de conforto para que haja crescimento na vida da igreja – um crescimento integral, que se vê com qualidade de vida de pessoas, mas também com números e abrangência.

Que outras atitudes você pensa que o/a pastor/a podem ter para inspirar pessoas?

Gedeon Lidório

Comentários