Recursos para pastores

4 tipos de amigos que todo pastor(a) precisa ter

4 tipos de amigos para os pastores

Pastores podem ser as mais conhecidas e as mais solitárias pessoas na face da terra. A amizade é uma parte vital do ministério e liderança do Novo Testamento. Sem qualidade, amizades bíblicas, estamos modelando um estilo de vida cristã falha para os nossos membros da igreja. No entanto, para muitos, as dificuldades de ter amizades pastorais superam os benefícios.

A maioria dos pastores se encontra em uma relação doentia, onde a esposa é o seu único amigo e conselheiro. Se um pastor continua a projetar seus problemas para sua esposa, ela vai ficar desiludida e desesperada para deixar o ministério. Eu acredito que a esposa de um pastor deve ser a sua melhor amiga, mas ela não deve ser seu único amigo que ele tem.

Em meus 30 anos de ministério, eu aprendi que todo pastor precisa de pelo menos quatro tipos de amigos:

  1. O desenvolvedor

Seu melhor amigo sempre será a pessoa que faz você produzir o seu melhor. De acordo com Billy Graham, ele não teria feito isso como um evangelista se ele tivesse que ministrar sozinho. Mais de 53 anos, Billy Graham conheceu sua equipe e melhores amigos: Cliff Barrows, George Beverly Shea, e Grady Wilson. Estes três homens o protegeram, fortaleceram, aconselharam com sabedoria, e corrigiram quando ele precisava. Ele está convencido de que, sem esses amigos que ele teria se liquidado dentro de poucos anos depois de sua primeira cruzada inovadora em 1949. Amigos desenvolvedores trarão o dom de encorajamento para a vida de um pastor e farão com que ele faça o seu melhor sempre.

  1. O designer

Nós tendemos a pensar sobre mentores como um treinador (técnico) pessoal. O Latim e o Grego os definem como “assessores” ou “homens sábios.” Jesus foi um mestre mentor. Ele ministrou aos milhares, treinou centenas, equipou os doze, e tinha uma amizade próxima com três homens.

O designer nos orienta em nosso casamento, ministério, a criação dos filhos, a participação cívica, visão de negócios, ou qualquer área onde precisamos de um modelo. Mentores designers podem viver próximos ou longe, ser conhecidos ou estranhos, ou pode até mesmo estar morto. Eles “projetam” nossas vidas por meio das Escrituras, livros, vídeos, artigos, ou seminários.

  1. O perturbador

Precisamos de amigos que irão abalar o nosso status quo. Perturbadores nos fazem perguntas difíceis, obrigando-nos a dar uma olhada mais de perto nas motivações e ambições. Perturbadores sabem quando nos recuamos para as nossas zonas de conforto, e chamam-nos de volta para uma maior eficácia. Deus usa perturbadores em nossas vidas para se tornar o objeto de força maior que rompe a inércia e nos impulsiona a uma maior realização.

A imagem bíblica de um perturbador está em Deuteronômio 32:11. Nessa passagem, a mãe águia rasga o ninho macio para mostrar os espinhos afiados que trazem desconforto aos filhotes. Por causa do desconforto, os filhotes deixam o ninho e aprendem a voar. A mãe desenvolve seu filhote por várias vezes empurrando-o para fora do ninho e captura-lo até que se torne qualificado. Águias não foram feitas para ficar no ninho e nem fomos nós. O perturbador nos empurra para aprender a voar.

  1. O discernidor

Em uma inteira vida de relacionamentos, talvez apenas um punhado de pessoas estão dispostas a desempenhar esse papel vital porque exige vulnerabilidade mútua. Mais popularmente conhecido como parceiros de prestação de contas, discernidores trazem o dom do discernimento espiritual em nossas vidas. Eles sabem como falar a verdade em amor. Eles sabem como exortar e repreender, procurando manter seu amigo no caminho certo. Eles também são os mais vulneráveis-verdadeiros amigos que vão entrar na casa de sua vida enquanto todo mundo está pulando fora.

Provérbios 27:6 diz: “As feridas de um amigo são confiáveis, mas os beijos do inimigo são excessivos.” Sempre seja lento na escolha de seus discernidores e ainda mais lento em deixá-los.

Conclusão

Se você é um pastor típico sem amizades, exorto que você comece a procura as pessoas acima. Eles podem mantê-lo no ministério por longos anos, e sua esposa vai agradecer.

Ike Reighard é o pastor fundador da Igreja NorthStar em Kennesaw, Geórgia. Adaptado por Craig Webb a partir de um artigo publicado anteriormente.

Tradução: Antonio Carlos Barro

  1. Que tipo de amigo é você? Que tipo de amigos você precisa?
Comentários