Recursos para pastores

5 dicas para o pastor se tornar alguém que inspira

Inspirando pessoas no Reino de Deus

5 dicas para o pastor se tornar alguém que inspira

É preciso inspirar as pessoas com quem trabalhamos – esse é um grande paradigma para o pastorado, pois cada pastor ou pastora está ligado diretamente a pessoas em seu trabalho. Em 5 dicas para o pastor se tornar alguém que inspira certeza aprenderemos a trabalhar de forma melhor, com um rendimento melhor em seus afazeres e certamente farão melhor aquilo para o qual foram chamados – com tudo isso a igreja e o reino de Deus serão beneficiados.

O poder da escuta

A primeira das dicas para ser um líder que inspira é utilizar o poder que há na escuta. Não há nada pior que um líder que somente fala e que tem dificuldade para escutar. Escutar não é somente ouvir o que o outro está dizendo; a escuta deve ser qualificada, ou seja, é uma escuta sincera não somente das palavras do outro, mas da pessoa do outro. Saiba escutar e entender realmente onde estão as dificuldades ou sugestões que os outros trazem até você.

Construindo sinceramente as relações

Construa sinceramente as suas relações é a segunda dica que quero passar para vocês. Uma coisa que devemos estar sempre atentos é sobre a questão dos elogios para com aqueles que trabalham conosco – nunca elogie desnecessariamente, ou seja, não elogie simplesmente para dar a impressão de que gosta do que o outro está sendo – faça o elogio valer a pena, não fale ou elogie apenas para ganhar a confiança das pessoas.

Esteja presente com sua equipe

Não deixar que a sua equipe faça o trabalho sozinha, estar presente, é a terceira grande dica para inspirar pessoas. Não adianta somente orientar corretamente para que os outros façam o trabalho – esteja junto! Será inspirador para outros ver que você realiza suas tarefas e que não se exime de trabalhar duro.

Reconheça a capacidade e o esforço de cada membro da equipe

Em quarto lugar, reconheça a capacidade e o esforço de cada pessoa que trabalha com você. Não somente agradeça, mas demonstre claramente que está satisfeito com aquilo que estiver sendo feito que cumpra o papel de cada um na equipe.

Deixe que outros percebam quem te inspira

Nesse processo de inspiração algo que conta muito para quem está junto conosco e ver que nos identificamos e nos inspiramos com outros líderes que influenciam nossa maneira de viver, de falar, de pensar. Deixe que os outros percebam a maneira como líderes inspiram sua vida. Isso será de grande valia para aqueles e aquelas que estão ao seu redor. Essa é a quinta dica.

Essas são apenas algumas dicas, mas desejo lembrar de algo muito importante: no reino Deus a organização igreja depende do organismo igreja; trabalhamos e vivemos com um corpo, com muitos membros, então a conexão entre nós não é somente funcional (organizacional), mas é vivencial, corpórea e faz todo sentido pensarmos que somos membros uns dos outros, interdependentes, por isso, esse processo de inspirar, de motivar, de fazer com que outros desejem o crescimento faz muito mais sentido ainda no reino de Deus.

E você, tem alguma outra dica para nos tornarmos cada dia mais inspiradores?

Deus nos abençoe.

Gedeon Lidório

Visite sempre infoPASTOR – www.infopastor.com.br

Comentários