Recursos para pastores

5 livros que todo pastor/a deveria ler

Gosto muito de livros e gosto muito de saber que mais e mais pessoas estão se dedicando a escrever livros que nos ajudam em nosso ministério.

Quero indicar 5 livros que entendo que são imprescindíveis – que tanto o pastor como a pastora devem leer e meditar.

Pastores livres (Jorge Henrique Barro)
Libertando os pastores dos cativeiros ministeriais

Diz o autor, Jorge Henrique Barro: “Em minha experiência em andar com pastores, cerca de 30 anos, percebo que muitos são os cativeiros pastorais que se encontram, por se colocarem voluntariamente neles ou por permitir que outros os coloquem. Seja qual for o caso, é triste ver pastores que “venderam” sua liberdade por um prato de lentilhas”.

A Igreja do futuro (Antonio Carlos Barro)
A Igreja do Futuro é um dos recursos chaves na próxima geração para orientar a liderança da igreja sobre os diversos “perfis” que estão surgindo e uma das bases úteis para avaliá-los. Assim, ele ajuda muito a preencher uma lacuna gritante na formação de todas as pessoas que se esforçam no desenvolvimento de um ministério relevante para a nossa época: pastores, missionários, oficiais de igrejas locais e toda a liderança geral da igreja.

O livro se divide em três partes. A primeira parte situa o desafio ideológico da nossa época em termos de três características gerais contemporâneas: a globalização, a pós-modernidade e a secularização.

Liderança e integridade (Ronaldo Lidório)
É um livro que conduz à uma íntima avaliação da vida, na presença de Deus. Seu autor, Ronaldo Lidório, leva-nos a buscar no Senhor e em Sua Palavra os marcos para uma existência íntegra e próxima de Cristo.

A Vocação Espiritual Do Pastor (Eugene Peterson)
Publicado anteriormente pela United Press sob o título À sombra da planta imprevisível, é o relato dessa experiência decisiva, que Peterson compartilha a partir de uma reflexão sobre a personalidade de Jonas e a contenda que travou com sua vocação. Com a autoridade adquirida em anos de prática e uma bagagem acadêmica considerável, Peterson desconstrói mitos e resgata a essência do chamado pastoral, abordando questões que envolvem o labor ministerial e a espiritualidade toda própria que ele pressupõe.

O Pastor pacificador (Alfred Poirier)
Nesta obra, explorando de forma aprofundada uma teologia da reconciliação, o autor acrescenta lições extraídas de sua experiência pessoal e fornece passos práticos para uma mediação eficaz. Com esse guia completo nas mãos, você poderá abraçar a pacificação com confiança, como uma forma de glorificar a Deus por meio do poder de superação do evangelho. E com isso será abençoado, como prometeu Jesus a todos os pacificadores. “Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus” (Mt 5.9).

Tem muito mais, porém creio que dá para um bom começo.

Gedeon Lidório

Comentários

1 Comment

  1. Boa noite
    Muito bom compartilhar experiências
    Com homens de Deus
    Isso nos fortalece . DEUS ABENÇOE.

Comentários não permitidos.