Recursos para pastores

6 passos para selecionar bons líderes

Liderança é fundamental na missão da igreja

6 passos para selecionar bons líderes

Dos muitos dilemas que o pastor enfrenta em seu ministério, o tema da liderança é crucial. Em muitas igrejas temos a liderança autocrática e em algumas a liderança democrática. A desarmonia entre o pastor e os líderes é uma das principais razões do fracasso de qualquer igreja. Nesse artigo  apresento 6 passos para selecionar bons líderes.  Isto posto, não significa que esse processo é infalível, mas pelo menos ajuda a melhorar na escolha de bons líderes.

  1. Entender que os líderes religiosos são voluntários.

Líderes religiosos, devemos entender em primeiro lugar, que excetuando o pastor e alguns poucos cargos, são voluntários. Pessoas que tem seus trabalhos e que ainda dedicam tempo para a igreja. Esse entendimento é crucial para os pastores.

  1. Estudar os nomes que estão no rol de membros da igreja.

Gaste um tempo estudando a lista de membros de sua igreja. Visualize cada pessoa, seu jeito de ser, de se relacionar, de comunicar. Tente detectar quais dons essa pessoa tem, quais habilidades, talentos etc. Qual a sua influência nos grupos, sua aceitação na comunidade.

  1. Receber sugestões da comunidade.

Independentemente do sistema de governo de sua igreja, antes da escolha (ou votação final), você pode pedir que os membros apontem pessoas para a liderança. Faça uma folha descrevendo as características de um(a) líder, peça que orem e que apontem três nomes.

  1. Reunir com os possíveis líderes.

Uma falha que eu vejo na escolha dos líderes é que não existe um processo preparatório. Em geral, anuncia-se uma assembleia e naquele dia nomes são votados. Não é de admirar que temos uma liderança fraca em nossas igrejas.

Após selecionar um grupo de possíveis líderes, reúna-se com o grupo várias vezes para estudar a Palavra de Deus, orar, buscar a direção do Espírito Santo. Explique que os que não se sentem aptos, que fiquem livres para declinar do convite.

  1. Preparar a igreja para selecionar os líderes.

É importante que algumas pregações e estudos sejam feitos com o objetivo de mostrar aos membros da comunidade a importância de ter bons líderes, pessoas que sejam capazes e que tenham bom testemunho. A escolha não é meramente um ato mecânico ou o cumprimento de um estatuto qualquer.

  1. Continuar o processo de treinamento.

Encontre-se com os seus líderes em datas estabelecidas que não seja para tratar dos problemas da igreja. Pastores falham em discipular a liderança. Faça uma lista de temas a seres estudados: Qual a missão da igreja? O que significa liderança serva? Exemplos de líderes na Bíblia e na história do cristianismo. Faça o mesmo com a igreja. Os mesmos temas.

Certamente que há outras maneiras para escolher líderes religiosos, mas deixo estes 6 passos para selecionar bons mordomos do Senhor como ponta pé inicial para a sua caminhada na escolha dos seus líderes. Lembre-se de que Deus está ao seu lado e ele tem as pessoas certas para caminhar com você.

Abraços

Antonio Carlos Barro

Visite meu blog www.sermao.com.br

Comentários