Recursos para pastores

8 ideias para pastores falarem bem

Para falar bem e comunicar melhor ainda

8 ideias para pastores falarem bem

Uma coisa bastante interessante a respeito de pastores é aquele momento em que ele sobe ao púlpito e tudo nele se transforma, veja então as minhas 8 ideias para pastores falarem bem.

Os seus gestos que até momentos antes do culto eram tranquilos são agora teatrais, dramáticos etc.
A voz do pastor é talvez o elemento mais notado nessa mudança.

Ele estava conversando normalmente com as pessoas até que foi ao púlpito. Então, sua voz fica diferente. Uns a empostam como um locutor de FM. Outros gritam como se o auditório ficou surdo de repente.

Quando o pastor vai orar então é que as pessoas se surpreendem. Ora como se Deus estivesse distante, tremula a voz, faz pausas teatrais etc.

O pastor deve entender que quanto mais diferente ele fica daquilo que ele realmente é, mais distante ele fica do povo. Por isso, para melhorar na comunicação, ofereço algumas ideias:

8 ideias para pastores falarem bem

1. Não modifique a sua voz para impressionar a audiência e não ore com a voz de um “santo”.

2. Não use jargões ou termos rebuscados porque a maioria das pessoas não vai entender.

3. Não use termos teológicos sem explicar seus significados.

4. Não use autores apenas para impressionar as pessoas. Se for usar, veja se a citação está mesmo ajudando no desenvolvimento do sermão. Identifique os autores usados.

5. Não use personagens bíblicos sem apresentar os mesmos. Exemplo: no meio do sermão você diz: “Quando Isaías foi ao templo…”. Muita gente não sabe quem foi Isaías. Diga: “Quando o profeta Isaías foi ao templo…”. Pelo menos as pessoas vão entender que se trata de um personagem bíblico.

6. Não modifique consideravelmente seu planejamento, seu esboço. Quando mais você improvisa, pior fica. Isso se dá especialmente na ilustração. Você fala sobre um evento e depois percebe que o mesmo não cabe na sequência do sermão.

7. Não fale com tantos éééééé, né, uhhhhhhhhhh, ahhhhhhhh e tantas outras coisas que não ajudam na comunicação.

8. Contextualize a sua fala para a sua audiência. Se você prega para um grupo da terceira idade ou para os jovens no acampamento, a sua linguagem obedece ao público ao qual fala.

A comunicação pastoral pode e deve ser melhorada. Há muitos recursos para pastores na Internet, no YouTube que podem ser usados para dar a todos nós mais base e melhores condições de desenvolver o nosso ministério.

Abraços
Antonio Carlos Barro

Visite: www.sermao.com.br

Comentários