Recursos para pastores

É preciso entender: nós não somos sobrenaturais

É preciso entender: nós não somos sobrenaturais

O pastor ou a pastora apesar de serem líderes e guias do povo de Deus não são sobrenaturais, ou seja, não tem super poderes, não possuem uma vida com privilégios espirituais acima de ninguém e estão sujeitos às mesmas falhas ou pecados que todo o resto do povo de Deus, por isso digo: É preciso entender: nós não somos sobrenaturais!

Não há um patamar diferente para nenhum de nós apesar do ofício pastoral hoje ser um pouco diferente do que o Novo Testamento fala sobre pastores (sobre o dom de pastor em Efésios 4, principalmente).

Ser pastor ou pastora do rebanho de Deus não é uma tarefa fácil, não é algo simples que pode ser feito de qualquer jeito principalmente porque esse homem ou mulher de Deus que está a frente do rebanho não é revestido com um super poder especial para lidar com tudo – ele ou ela precisa aprender a depender de Deus para tudo, como qualquer outro cristão diante da vida.

É preciso:

1) Reconhecer a incapacidade que temos de nos conhecer bem.

Sim, não nos conhecemos tão bem como imaginamos. Muita pregação ou exortação que fazemos não o faríamos se fosse no espelho para falar conosco mesmo. É preciso buscar auxílio em Deus para que ele nos sonde, nos oriente, nos mostre quem somos verdadeiramente.

2) Reconhecer que temos uma dificuldade ou mesmo uma incapacidade para fazer escolhas acertadas

Discernimento mesmo, sobre o que é bom ou ruim, sobre o que é certo ou errado, porque lidamos com a vida a partir de nossa vivência e de nossa dificuldade com a carne. Deus precisa nos guiar e dizer para nós constantemente que caminho seguir.

3) Reconhecer que a luta ou a batalha cristã não se dá nos templos, nas casas, nos comércios, nos bancos, nos relacionamentos

Ela acontece em nosso coração, em nossa mente, em nossa alma. A luta é interna e portanto é ali que a batalha é ganha ou a derrota acontece.

É preciso então compreender que a vida pastoral se dá em meio a vida cristã e portanto necessita urgentemente das práticas devocionais para que no meio de tudo isso Deus nos ajude a nos conhecer melhor, nos guie e nos ajude com as batalhas da mente, da alma e do coração.

Como está sua vida devocional com o Senhor?

Gedeon Lidório
Visite – www.gedeon.lidorio.com.br

Comentários