Recursos para pastores

10 coisas que os pastores deveriam saber antes de tornarem pastores

Em um questionário a pastores sobre o que eles gostariam de saber antes de serem ordenados, recebi as seguintes respostas e algumas foram surpresas para mim.
A ordem das respostas não é em ordem de importância. Cada uma delas é importante.

1. Gostaria que alguém tivesse me ensinado os princípios básicos de liderança.
Alguém disse: “Eu fui bem preparado em teologia e Bíblia, mas o seminário não me preparou para o mundo real e em como tratar com pessoas reais. Seria bom se alguém tivesse me ajudado nesse ponto antes de pastorear a minha primeira igreja”.
2. Eu deveria ter aprendido mais sobre finanças pessoais.
“Ninguém me disse sobre moradia, INSS, seguro de vida, seguro de saúde, como negociar meu salário, como pedir aumento, como economizar para aposentadoria. No meu primeiro pastorado eu já estava estressado”.
3. Seria bom se alguém tivesse me ensinado sobre os grupos dentro da igreja que exercem poderes.
“Na minha primeira igreja fiz tudo errado. Eu fui mandado embora logo no primeiro pastorado e no segundo vive sempre debaixo de pressão. Finalmente alguém com coragem me ajudou a ver as coisas que eu não sabia como e o que fazer. Fiquei agradecido e coloquei em prática e agora já estou no nono ano de pastorado na minha terceira igreja”.
4. Não abandonar o tempo de oração e estudo da Palavra.
“Eu não me lembro dos professores apontando a necessidade da oração e estudo da Bíblia. Quanto mais ocupado eu ficava, mais eu negligenciava o meu primeiro chamado. Foi um processo que eu gostaria de ter sido alertado”.
5. Gostaria que alguém tivesse me alertado que eu precisava de algum treino em administração.
“Na primeira reunião orçamentária em me senti envergonhado. Pior ainda foi quando percebi que teria que buscar verbas para as reformas do templo e tratar com bancos. Eu não tinha ideia de como fazer isso”.
6. Alguém deveria ter me dito que há pessoas maldosas na igreja.
“Veja, eu estava preparado para receber criticas. Esta é a realidade para quem está na liderança. Mas, eu não estava preparado para encontrar pessoas maldosas e cruéis. Um crente escreveu alguma coisa bem maldosa no meu FACE. Minha esposa e filhos choraram muito quando leram aquilo”.
7. Que me mostrassem como educar meus filhos como crianças normais.
“Eu sempre me preocupei em não transformar minha casa numa redoma de vidro. Eu me preocupo com minhas crianças para que não cresçam com raiva ou sentimentos negativos contra a igreja. Eu já vi isso acontecer muitas vezes”.
8. Queria que tivessem me incentivado a continuar o namoro com minha esposa.
“Sempre fui diligente no namoro com minha esposa antes da ordenação. Então eu me ocupei em ajudar os outros nas suas necessidades que eu a negligenciei. Quase perdi meu casamento. Ela se sentia só enquanto eu ajudava os outros em suas necessidades e nunca as dela”.
9. Deveria ter sido orientado sobre a expectativa de ser onipresente.
“Eu não tinha ideia de que as pessoas desejariam que eu estivesse em todos os encontros, reuniões, estudos, retiros, eventos de esportes etc. É impossível estar em tantos lugares e assim muitos ficaram bravos e desapontados comigo”.
10. Eu precisaria ter aprendido a como lidar com pessoas em processos de morte.
“Algumas pessoas em estado terminal possuem uma fé tão forte que elas ministraram a mim. Todavia, muitos estão com medo e com muitas perguntas que eu nunca teria antecipado. Eu estava totalmente despreparado para ministrar em situações de morte”.

Ps. Quais seriam as coisas que você gostaria de ter aprendido na sua formação teológica?

Autor: Thom Rainer

Este artigo foi originalmente publicado no ThomRainer.com em MARÇO 9, 2013. Thom S. Rainer é presidente e CEO da LifeWay Christian Resources. Among his greatest joys are his family: his wife Nellie Jo; three sons, Sam, Art, and Jess; and nine grandchildren. Dr. Rainer can be found on Twitter @ThomRainer and at facebook.com/Thom.S.Rainer.

4
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
JoséACBarroHelio O. Silva Recent comment authors
newest oldest most voted
José
Visitante
José

Faltou uma pergunta: “Como preparar/ajudar/auxiliar um aspirante ao Sagrado Ministério”?
É difícil ser aspirante e não ter apoio do seu pastor, principalmente quando ele te deixa a tua própria sorte, sem auxílio espiritual e muito menos sem aquele companheirismo na qual troca experiência e da dicas de como seguir no ministério, enfim preparar de fato o aspirante para o sagrado ministério. Digo isso porque atualmente me incluo nessa situação, infelizmente 🙁

Helio O. Silva
Visitante
Helio O. Silva

Sou professor de seminário há 17 anos e fui aluno por 4 anos. Meus professores nos alertaram de algumas dessas questões e outras fui aprendendo no campo e pedindo ajuda a pastores mais experientes. O grande problema que enfrentei era o fato de que algumas matérias do seminário não receberam o tratamento apropriado por parte de alguns professores menos atentos e/ou comprometidos. Outros problemas vieram pela minha própria falta de diligência e estudo continuo daquilo que eu precisava. Os problemas relacionados à pecados na igreja, especialmente na liderança, tem sido aprendido a duras penas, mas as escrituras os apontam claramente,… Read more »

Helio O. Silva
Visitante
Helio O. Silva

Troquem “apoiam” por “apontam”, por favor.

ACBarro
Visitante
ACBarro

Hélio, escreva para o Infopastor um artigo sobre a importância dos pastores mais experientes na mentoria dos mais jovens.