Recursos para pastores

2 prioridades no ministério pastoral para com as pessoas

Se você é pastora ou pastora em uma comunidade, há algumas prioridades que você deve pensar, mas aqui gostaria de destacar apenas duas delas que penso serem as básicas.

Tem sido muito comum pensarmos em técnicas de liderança, gerenciamento e controle quando de uma equipe ministerial, mas existem algumas questões básicas que devemos nos atentar – geralmente as pessoas precisam de alimento e cuidado – estas são as necessidades básicas de todo ser humano.

A metáfora com as ovelhas na Bíblia sempre dá essa ideia, de um rebanho que precisa de alimento e precisa também de cuidado.

Porque então não alimentamos as pessoas e deixamos que elas mesmas cuidem umas das outras?

Porque elas precisam mais do que alimento para ter uma vida saudável. Precisam ser protegidas de perigos que muitas vezes não veem e algumas vezes necessitam ser resgatadas, porque o perigo chegou tão rápido que as pegou desprevenidas. Elas também precisam ser cuidadas porque no ministério é muito fácil sermos feridos por pessoas, por nós mesmos, por circunstâncias. Quando o medo vem, é preciso de conforto e proteção para que sintam-se seguras.

Sabemos que supervisionar é importante, mas saiba, alimentar ainda é primordial.

Esta máxima também é válida: não dá para apenas para cuidarmos delas com supervisão e proteção se não são alimentadas, porque morreriam com a falta do alimento.

O pastor que lidera precisa ser capaz de ensinar, trazer alimento para os seus liderados de tal forma que se sintam alimentados, sem fome, satisfeitos e fortes. Não imagine porém que alimento para o seu rebanho se dará apenas no púlpito que não é verdade. Esse alimento precisa vir em diversas situações que o pedem – muitas vezes o púlpito servirá, mas outras será um encontro mais pessoal, mais íntimo, num ensinamento mais especifico para aquela pessoa.

Sem o alimento ninguém é fortalecido, todos se tornam anêmicos e deficientes, não estarão preparados para enfrentar o dia a dia no mundo.

Sem cuidado estarão desprevenidos e sem o olhar para o perigo, podendo seriamente se machucar de tal forma que não se recuperarão facilmente.

Alimentar e cuidar devem sempre andar juntas uma coisa da outra. Elas fazem uma dupla essencial para o ministério e dará as pessoas o básico necessário para caminhar a vida com Cristo.

Como é que você tem alimentado aqueles que estão ao seu cuidado?

Gedeon Lidório

guest
3 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] 2 prioridades no ministério pastoral para com as pessoas […]

Guilherme
Guilherme
4 anos atrás

Isto mesmo! Este é um dos papeis da função pastorear. Entretando só pode dar alimento quem tem para dar. Assim, o pastor deve antes abastecer suas despensas com o verdadeiro alimento que vem de uma vida intima de comunhão com o Senhor, através da fé, oração e Palavra.