Recursos para pastores

22 atitudes que você nunca se arrependerá de tomar na sua liderança

Começar de novo é sempre complicado e há muitas coisas que fazemos que geram arrependimento enormes em nós.

Quem nunca desejou voltar para poder fazer de novo uma decisão errada?

Quando olhamos para as situações, precisamos descobrir que na grande maioria das vezes o problema não estava na “coisa em si”, mas como reagimos à situação.

Outras vezes olhamos para trás e identificamos situações que não nos arrependemos, situações nas quais lidamos bem.

Será que há uma maneira então de tomarmos atitudes como líderes que não trarão arrependimento?

Vou listar 22 coisas que você pode fazer e com isso ter atitudes que nunca se arrependerá:

1. Coloque seu coração em tudo o que faz. Sou realmente convicto de que essa sensação de paixão por tudo que faz acaba por garantir satisfação e um excelente trabalho. Colocar o coração em tudo o que faz é o que fará com que você cause melhor impacto e não se arrependa.

2. Siga o seu chamado. É fácil ficar sendo puxado para um lado e para o outro. Ficar brigando e discutindo opiniões, envolvendo-se em coisas que não te levam a nennhum lugar. Pegue a estrada do seu chamado vocacional e siga por ela. Você sabe o que deve fazer. Seja gentil com as pessoas, mas não lute com elas por coisas que não sejam da sua estrada. Você certamente será mal interpretado muitas vezes, mas assim, perdoe. Mostre graça. A vocação não é um caminho fácil, mas é o melhor caminho.

3. Diga que está arrependido, quando estiver arrependido. É fácil pedir desculpas quando se é novo ou está apenas começando, pois todo mundo espera que você cometa erros. É difícil pedir perdão quando você é o líder. É mais difícil ainda quando se é um líder bem sucedido há muito tempo, mas não caia nesta armadilha de pensar que você está acima de qualquer suspeita. Você não está!. Na verdade, acho que o líder deveria ser o primeiro a pedir desculpas. Então, mostre que se arrependeu e peça desculpas.

4. Ore por sua equipe. Você nunca vai se arrepender de orar por eles. Ore por eles nome por nome, pergunte especificamente para eles o qsue você pode orar. Um líder que ora por sua equipe é um líder que vale a pena ter junto.

5. Caminhe através dos seus medos. Não é porque se é um grande líder que não se tem medo. Quem não tem medo geralmente é patologicamente definido, pois isso é um distúrbio sério. Enfrente seus medos, pois somente assim é que vencerá cada etapa complicada da estrada.

6. Sorria mais. Você nunca se arrependerá de sorrir mais. Muitas vezes estamos mal humorados, mas mesmo em situações como essa sorria com facilidade. Acostume-se a sorrir, pois você nunca se arrpenderá do bem que um sorriso pode fazer.

7. Diga mais palavras de encorajamento. Muito poucas pessoas que conheço estão sendo estimuladas pela sua liderança e ninguém ultrapassa a dose do encorajamento – não há limites para isso. Incentivo não custa nada a um líder, mas isso significa muito para quem você está incentivando. Pense sobre isso.

8. Diga obrigado! Quando um líder começa a agir direito, seguidores parecem crer nele com mais fidelidade. Trate sua equipe, incluindo os voluntários como sendo realmente parte do projeto em partes iguais. Agradeça-os regularmente e sinceramente.

9. Ajude alguém, mesmo que ele não possa ajudar você de volta. El vários momentos você pode ter mais controle do seu tempo, ou ter acesso a coisa que outros não tem ou mesmo ter um salário maior que seus liderados. Não utilize as vantagens da liderança somente a seu favor, mas ajude pessoas que não podem ajudar você de volta. Seja generoso com o seu tempo. Abra sua casa. Dê acesso a algo ou alguém que não poderiam ter acesso sem você.

10. Encontre alguns mentores. A liderança pode ser uma viagem solitária, mas não tem que ser assim. Encontrar mentores é algo que você nunca vai se arrepender de fazer. Eu olho para líderes que estão uma ou mais etapas a minha frente, que são o tipo de pessoas que eu quero ser, então estes podem ser meus mentores.

11. Desenvolva relações com pessoas que possam te reabastecer. Ministério pode ser muito desgastante. Você se dá todos os dias e muitas vezes chega em casa cansado. Muitas vezes as pessoas nos procuram em nosso tempo livre pedindo um pouco mais. Você precisa ter alguns amigos que possam reabastecer você, o tipo de relação onde o tempo passa depressa e de onde você sai melhor que entrou.

12. Decida antes quais serão suas prioridades. Muitas vezes deixamos apenas para ver o que acontece e então decidirmos. Decidir antes do tempo o que vai fazer ou não, quando você vai estar fora e quando vai trabalhar, quem você vai conhecer e quem não vai e muitas outras coias vai ajudar você a maneter as primeiras coisas em primeiro lugar. Prioridade. Se você não fizer tempo você nunca terá tempo suficiente e sempre ficará desapontado com os resultados que você está recebendo.

13. Adote um horário fixo. Uma das melhores coisas que pode fazer é mudar o seu horário de trabalho para um horário fixo. Siga o mesmo ritmo de trabalho, semana após semana, com poucas exceções. Saiba o que tem que fazer e planeje o tempo que vai gastar e fixe o tempo para fazer as coisas.

14. Descubra o que drena você e seu tempo. Você já se perguntou porque chega em casa alguns dias muito mais cansado que outros, sendo que trabalhou o mesmo número de horas? Provavelmente algumas atividades sugam mais de suas forças que outras. Saiba quais são, pois descobrir isso é saber dos seus limites e ter melhor eficácia no lidar com o seu tempo.

15. Invista no seu desenvolvimento pessoal como líder. Você pode pensar em conferências, coaching, livros, cursos ou programa de desenvolvimento como despesas ou pode pensar como investimento. Se você pensar neles como investimento, certamente se tornará um líder cada vez melhor. Os melhores líderes nunca deixam de investir no seu desenvolvimento pessoal. Tornar-se uma pessoa melhor nunca é desperdício de dinheiro e tempo.

16. Tire férias significativas. Esforce-se por ter um tempo real de descanso. Mesmo que não tiver dinheiro para longas viagens, tire férias de maneira que possa ter realmente um signficado de férias, descanso. Pode até pensar: 3 dias é suficiente. Não é. Ficar em casa é melhor para relaxar. Não é. É preciso realmente estar numa posição e um lugar onde você realmente possa descansar.

17. Desenvolva um passatempo que você realmente goste. Amar o que faz no seu trabalho é excelente, mas a vida não é só trabalho. Você precisa de interesses fora do seu ministério e da liderança, para que fique mais saudável.

18. Torne-se um madrugador. Você nunca se arrependerá em levantar cedo, porque simplesmente você terá de 1 a 3 horas para realizar coisas sem que ninguém esteja te escrevendo ou batendo na sua porta.

19. Chegue na cama na hora certa. Que acaba avançando pela madrugada, um dia se arrepende de ter feito isso. O corpo sofre e o costume permanece, sendo difícil mudar isso depois. Privação de sono é algo terrível. Líderes descansados sempre irão fazer mais e lidar melhor com as coisas e pessoas que líderes cansados.

20. Coma melhor. Uma boa alimentação certamente tem um impacto muito grande em nossa clareza mental, estado de alerta e mesmo na qualidade de sono. Açúcar e carboidratos podem te fazer ficar com a mente cansada e diminuir a quantidade não ajuda somente a perder peso, mas a se sentir melhor durante todo o dia.

21. Trabalhe fora de casa. Você pode unir duas coisas com isso – trabalhar fora e andar de bicicleta, por exemplo. Isso realmente ajuda. Leve a sério isso e leve o trabalho para longe de sua casa.

22. Garanta seu tempo diário a sós com Deus. Porque essa é a primeira coisa a ruir com nossos afazeres? Quando você se ancora na oração e na leitura da Palavra de Deus é algo que vai lhe dar convicção e firmeza. Com certeza é algo que você nunca se arrependerá de fazer.

O que você acrescentaria a estas dicas?

Abraço,

Gedeon Lidório
Adaptado de careynieuwhof

guest
3 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jorge Goudi
Jorge Goudi
5 anos atrás

Muito bom o artigo. Gostei como as dicas são práticas. Realmente precisamos melhorar.

Ludimilla
Ludimilla
5 anos atrás

Excelente!!! Parece realmente um coaching

Manuel Vergara Lopes
Manuel Vergara Lopes
5 anos atrás

Muito bom o artigo, serviu bastante para mim.