Recursos para pastores

4 fatores que indicam que o pastor ou a pastora tem uma vida saudável

Há muita coisa que transforma o ministério pastoral em algo não saudável para a sua própria vida, para a vida da sua família e claramente para a própria igreja onde o pastor ou a pastora desenvolvem seu ministério.

Não quero trabalhar neste post com o que é negativo, ou seja, o que pode atrapalhar a vida pastoral, mas sim destacar o que pode nos dar esperança, no que vale a pena investir.

De acordo com o Pacto de Cochabamba (2015) pastores e lideranças reunidas assumiram o compromisso de:

1. Não caminhar nem ministrar sozinhos, participando de maneira permanente e crecente de um grupo de pastoreio de pastores, tendo pelo menos um mentor pastoral que nos acompanhe.

2. Não permanecer em nenhum tempo sem ser pastoreados, ter altos padrões de pureza sexual e viver vidas simples, não escravizados pelas ânsias desta vida. Assim mesmo promover este estilo de vida entre nossos discípulos.

3. Ajudar decididamente a estabelecer o movimento de Pastoreio de Pastores em nossas igrejas e denominações nas quais temos influência, sendo modelos e fazendo do mesmo um movimento viral e contagioso a longo prazo.

4. Desenvolver pessoalmente e com nossas equipes, de maneira crescente e intencional, os sete relacionamentos do Líder que Brilha, reconhecendo que dessa maneira seremos líderes de influência, para modelar e multiplicar a vida pastoreada, de modo que edifiquemos nos anos por vir igrejas saudáveis.

Esta é uma boa indicação e são coisas realmente simples que podem ser efetuadas.

Quero falar mais sobre este pastoreio de pastores nos próximos posts.

Abraço,
Gedeon Lidório

2
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Tarcísioacbarro Recent comment authors
newest oldest most voted
Tarcísio
Visitante
Tarcísio

Excelentes dicas. Somos seres humanos susceptíveis a erros e fraquezas a todo momento. Tendo uma equipe de pessoas experientes a nos ajudar nesta empreitada santa é fundamental.

acbarro
Visitante

Muito bom essas dicas.