Recursos para pastores

4 maneiras do pastor ser elogiado

Naturalmente que todo pastor ou pastora gostaria de ter o seu trabalho reconhecido. Isso é natural em qualquer ser humano e não seria diferente para os pastores.
O dilema do pastor começa que tem muitos versos na Bíblia que ensinam que tudo o que ele(a) faz, deve-se fazer para o Senhor. Ensina que não se deve esperar nenhuma recompensa terrena. O pastor sabe disso, pois conhece a Bíblia.
Se o pastor não se convencer de que seu trabalho somente será plenamente recompensando pelo Senhor, ele terá alguns problemas. Há pastores que não conseguem pastorear sem receber elogios. Ele precisa que seu sermão seja elogiado, que sua capacidade de administrar seja reconhecida, que sua habilidade em aconselhar seja falada publicamente, que seu cuidado com os enfermos seja mencionado, etc. Se esses palavras não se tornarem públicas o pastor desanima, fica abatido, sem ânimo para fazer o que tem que fazer. É provável que ao longo do tempo, desista do ministério.
1. Pastores para receber elogios se tornam manipuladores do rebanho. Farão de tudo para dar um jeito de receber os elogios que crê merecer.
2. Outros ainda vão se autoelogiar e fazer isso de maneira camuflada. Vai orar por um doente na igreja, dá um jeito de mencionar que esteve no hospital todos os dias da semana visitante o irmão. Vai agradecer por alguém que encontrou um emprego, dá um jeito de mencionar que foi numa visita sua a um empresário que a vaga foi conquistada.
3. Alguns usarão as pregações para fazer publicidade do que fez na semana. “Visitando a empresa do irmão tal…”, “orando com a família…”.
4. Também é comum encontrar uma maneira de mencionar os diplomas que tem, as escolas que estudou. “O meu professor no Seminário…”.
Tem inúmeros caminhos para alcançar os elogios. Mas esses elogios que vem de maneira forçada fazem mais mal do que bem, pois procurar a própria honra não é honra (Pv 25.27).
Lance para o Senhor os seus desapontamentos e siga seu ministério em paz.
Como é que você lida com os elogios ou com a falta deles?
ACBarro

Deixe um comentário

avatar