Recursos para pastores

5 etapas para revitalizar a igreja

5 etapas para revitalizar a igreja

Conversando com pastores das mais diversas denominações é possível encontrar algo em comum entre eles: como dinamizar a igreja, como levar a igreja a passar por um processo de revitalização? 5 etapas para revitalizar a igreja não tem a pretensão de ser um guia definitivo e nem quer dizer que se essas coisas forem realizadas isso irá acontecer. Veja essas ideias como um começo de reflexão, um início para tirar a igreja da inercia.

Igrejas ideais

Todas as igrejas nascem com o ideal de ser uma igreja dinâmica, viva e operosa. As pessoas querem participar de uma igreja que evangeliza, prega a palavra, envia missionários, educa as crianças etc. Mas, o que se vê é uma apatia generalizada, poucas pessoas comprometidas e/ou envolvidas com os trabalhos que a comunidade precisa realizar.
Jim Morgan sugere 5 passos para revitalizar uma igreja. Vou apenas mencionar cada um deles com poucas palavras. Ao final do artigo tem o link para o artigo original caso você queira se aprofundar no tema.

As etapas

As seguintes 5 etapas são as chaves para realinhar os líderes, estratégias, programas e princípios de sua igreja em torno da realidade de que seus membros são sua igreja e a comunidade é seu “cliente”. Tenha em mente que os 5 passos devem ser implementados sequencialmente – uma vez que todos estejam totalmente realizados, as 5 etapas são executadas em paralelo a partir desse ponto.

Etapa 1

CONVENCER: Líderes e membros que: 1) Eles são a Igreja – para servir, não para serem servidos, e 2) Como a Igreja pode alcançar os perdidos e os pobres fora dos “4 muros” está em sua descrição de trabalho, não apenas o pastor.

Etapa 2

EQUIPAR: Os membros para serem efetivos na sociedade por meio do discipulado que se estende muito além dos pequenos grupos. Como os membros são a igreja, eles são “insiders”, mais como funcionários do que “clientes”. Inverter o declínio rápido da Igreja depende de se os pastores abraçam ou resistem a uma definição adequada do “cliente” de suas igrejas. A trajetória da sua igreja depende também de se sua liderança opta por responder a este imperativo. Nenhuma empresa enviaria funcionários despreparados para um trabalho tão grande quanto a Grande Comissão.

* Não entender essa etapa de maneira errada é importante. O autor que fazer aqui uma distinção entre as pessoas que são de dentro da igreja há muito tempo e por isso elas não podem se sentir como clientes de uma loja, mas sim como pessoas responsáveis para fazer a igreja ser vibrante.

Etapa 3

DESAFIAR: os membros para ser a igreja, investindo muito mais fortemente no discipulado, levando outros a Cristo e servindo o verdadeiro “cliente” da igreja. Uma igreja que tem medo de perder membros não ousaria desafiá-los a ser tudo o que o Senhor quer que eles sejam. O crescimento, o impacto e a influência da sua igreja aumentarão dramaticamente à medida que você implementa cada uma dessas 5 etapas, embora não aconteça da noite para o dia.

Etapa 4

EMPODERAR: Nivele a hierarquia prevalecente nos respectivos papéis de pastores versus membros. Como “iniciados”, os membros não devem deixar o trabalho pesado para os “profissionais”. Eles devem receber maior autoridade e responsabilidade por ser a Igreja fora das “4 paredes”.

Etapa 5

AVALIAR: Não o número de participantes ou dinheiro, mas vidas tocadas e alteradas, independentemente de aparecer ou dar. Mantenha os membros em conformidade com as altas expectativas de discípulos do Senhor.

Como eu disse acima, é uma começo. É melhor do ficar sentado esperando que a revitalização aconteça. Pare para pensar em sua igreja, suas virtudes e defeitos. Pense no seu povo, em seus pontos fortes e fracos. Comece a rascunhar que tipo de sermão você precisa pregar para acontecer a etapa 1, que material vai usar na etapa 2 e assim por diante.

Acima de tudo, ore ao Senhor e peça que ele lhe renove e lhe dê um novo ânimo.

Antonio Carlos Barro

Ver o artigo completo: 5 steps to revitalize your church

6
Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
Gedeon LidórioAdriano PEDROSAJosé Henoque de carvalhoArival Cardoso Brister Recent comment authors
newest oldest most voted
Adriano PEDROSA
Visitante
Adriano PEDROSA

Excelente….

Sinto falta de um fórum de pastoral onde pontuariamos o desenvolvimento dessa ideias com outros pastores… Benção.

Gedeon Lidório
Admin

Obrigado por comentar Adriano. Essa é uma boa ideia !!!

José Henoque de carvalho
Visitante
José Henoque de carvalho

esse material está disponível em português?

Gedeon Lidório
Admin

José Henoque, tudo bem?
Apenas o post está em português, o material completo do artigo está somente em inglês.
Deus o abençoe.

Arival Cardoso Brister
Visitante
Arival Cardoso Brister

Boas dicas para a revitalização de igrejas, gosto muito de ler sobre isso.

Gedeon Lidório
Admin

Boa Arival, sim esse assunto é muito bom mesmo! Que tal navegar mais pelo site e ver outros textos parecidos com esse? Obrigado por comentar.