Recursos para pastores

5 razões para você estudar Teologia

Leia para motivar-se

5 razões para você estudar Teologia

Há mais de 5 razões para você estudar Teologia, mas resolvi dar algumas para você. No Brasil ainda é grande o número de pastores e pastoras que não tem formalmente um curso teológico completo.

Muitos ainda optam por cursos mais rápidos chamados de médio em teologia ou mesmo o básico em teologia, alguns ainda apenas fazem cursos breves.

Creio que o estudo da teologia, num bom curso teológico, será de grande ajuda para o pastor ou para a pastora.

Existem muitas razões para isso, mas enumero aqui apenas 5 delas que podem te fazer pensar:

Estamos fazendo Teologia

A primeira razão se dá pelo simples fato de que cada um de nós, em meio a igreja, quer desejemos ou não estamos FAZENDO teologia.

Explico: Teologia não é algo que somente professores ou teólogos renomados e famosos podem fazer.

Teologia é também a maneira que encontrarmos para responder a questões que ou nos atormentam ou algumas vezes deixamos sem respostas.

Qualquer resposta que você ou eu damos, explicando alguma demanda social, ou mesmo pessoal, estamos fazendo teologia. A elaboração do pensamento cristão é teológica, portanto, não temos com fugir disso. Por causa disso então, deveríamos cada vez mais nos aprofundar no estudo Bíblico e Teológico. Entender que a teologia bíblica é a tentativa nossa de entender a voz de Deus através de sua palavra escrita.

Teologia não é letra que mata

Isso me leva para a segunda razão: é preciso entender que teologia não é letra que mata, pois a teologia só será realmente compreendida através da instrumentalidade da ação do Espírito Santo de Deus.

Mesmo que não saibamos as respostas, podemos depender de Deus para orientar e direcionar nossa fé, nossa crença e então nossa prática, sem a qual a fé é vazia em si mesma.

Para entender de gente é preciso entender Teologia

Para entendermos o ser humano complexo (inclusive a nós mesmos!) é necessário entender teologia. Esta é a terceira razão!

Para compreendermos por que agimos como agimos, para entender:

  • porque o ser humano não consegue ficar longe do pecado,
  • porque a vida humana parece para alguns tão sem esperança,
  • porque existe tanta miséria no mundo,
  • porque …
  • porque … através da teologia podemos propor alguns caminhos e isso nos ajudará a compreender melhor a nós mesmos e em nossa relação com os outros.

Para dar a razão de nossa fé

A quarta razão é para que saibamos corretamente dar razão à nossa fé, à nossa esperança. Saber responder aos que tem dúvidas e saber comunicar de forma coerente a nossa fé. Deus é um Deus inteligente, organizado, tem coerência na criação e na sua própria vida. Faz as coisas com um plano, tem um propósito para suas ações. Imitar Deus é querer também compreender o que ele quer, o que ele fala, o que ele fez, o que fará. A teologia bíblica é de muito auxílio com isso.

Para ter um ministério melhor

A quinta e última razão que enumero aqui (poderia colocar mais, mas creio que estas bastam!) é que através do melhor conhecimento da Bíblia e da Teologia Bíblica exercer o ministério de forma melhor. Exercer de forma mais profunda e que com certeza glorificará ainda mais a Deus.

O mero conhecimento intelectual tende a nos transformar em pessoas difíceis. O verdadeiro conhecimento, que é experimental nos coloca no lugar certo: no crescimento de nossa fé e espiritualidade.

Aí está um desafio: se você já fez um bom curso teológico que tal continuar estes estudos com uma pós graduação?

Deus nos abençoe

Gedeon Lidório
Visite – www.gedeon.lidorio.com.br

Deixe um comentário

avatar