Recursos para pastores

A cura para o problema chamado ingratidão existe

A cura para o problema chamado ingratidão

E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos (Colossenses 3:15). Esse texto é para afirmar que a cura para o problema chamado ingratidão existe.

Jesus e os leprosos

O Senhor Jesus curou dez leprosos. Apenas um, registrado na passagem de Lucas 17:11-19 como um Samaritano, voltou para agradecer a cura. Considerando o quão sério era o problema social que essa doença causava no primeiro século (isolamento da família e da sociedade pois não havendo cura a quarentena era a única opção a fim de evitar contágios), é de se estranhar que nove não voltaram para agradecer.

Considerando a ênfase do autor à nacionalidade do que voltara, Samaritano, podemos supor que os nove demais fossem Judeus (filhos de pai e mãe Judeus). O que isso tem de relevante?

Aliança

Não é novidade para ninguém que os Judeus se consideravam o povo da Aliança de Deus (e eram mesmo). Confiando nas alianças, nos patriarcas, nas cerimônias que retratavam a glória de seus antepassados, chegamos à conclusão de que também poderiam esperar do mesmo Deus de seus antepassados proteção e saúde. Então, se estavam doentes, e se receberam a cura de Deus, não poderiam pensar que essa cura não era nada mais que algo que mereciam? A questão é: por que agradecer algo que você recebeu por ser merecedor?

O apóstolo Paulo convida a Igreja de Colossos a ser agradecida. Por quê? Todo o contexto de Colossenses 3 fala da obra consumada do Senhor Jesus na cruz. Uma vez compreendendo a obra que Cristo realizou por pessoas pecadoras somos chamados ao agradecimento. O mérito aqui é afetado e somos chamados a compreender a graça e o favor de Deus e não mais nosso merecimento por aquilo que possamos considerar ser. O que isso muda na relação do ser humano com Deus e com o próximo?

Cristo a paz

Por meio de Cristo Deus trouxe paz aos homens justificados. A situação não é mais de ira, mas de paz. O Deus santo está em paz conosco porque Seu Filho pagou o preço do nosso pecado na cruz. E era o nosso pecado que trazia a ira de Deus contra nós. Em Jesus, estamos em paz com Deus. O que isso muda nas relações sociais? Uma vez em paz com Deus, e gratos por sua maravilhosa obra em nosso favor, estendemos essa paz ao próximo e, assim, gratos por tudo que Deus fez em nossa vida, aprendemos também a ser gratos por tudo que o próximo nos faça. Gratidão não pode se expressar na horizontal quando não acontece na vertical (outra vez, o símbolo da cruz).

Fomos chamados para viver em um corpo, do qual Cristo é o cabeça, e nesse corpo devemos viver em paz. Essa paz deve dominar nosso coração e nos impulsionar a sermos gratos por tudo o que recebemos de Deus. Daí em diante essa gratidão começa a se expressar pelo próximo. Onde está a cura? Na alma agradecida a Deus por seu grande favor recebido no Senhor Jesus Cristo.

Mario Biolada

Leia também: 5 Ds que todo pastor deve evitar no ministério

4 tipos de amigos que todo pastor(a) precisa ter

guest
2 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos
Carlos
2 anos atrás

Que bênção de estudo

Gedeon Lidório
Admin
2 anos atrás
Reply to  Carlos

Oi Carlos, que bom que gostou. Volte sempre que teremos sempre estudos assim.
Aproveite também para ler os outros – são mais de 150 artigos diferentes, fique a vontade entre nós.

Abraço,