Recursos para pastores

Avivamento: você quer um para a sua igreja?

Avivamento é uma palavra que não sai de moda. Está sempre no vocabulário dos cristãos fazendo parte das pregações, das reuniões de oração e dos escritos nos boletins de igreja. Faz parte dos jargões: Vem ai o avivamento, Aviva tua obra, Faça parte do mover de Deus, etc.

Alguns afirmam que a igreja está esperando por um avivamento que virá para transformar a mesma numa igreja vibrante e espiritual. Outros não se preocupam com o tema quase não mencionando o mesmo em suas reflexões.

O desejo por um avivamento nada mais é do que o desejo de ver a igreja sendo a igreja que Cristo estabeleceu e que deu a ela seus mandamentos. Ou seja, uma igreja fiel ao evangelho e produtiva na sua vida em missão. Se você pensa em avivamento em relação a outras coisas, você precisa estudar sobre o tema.  Muitos confundem isso com barulho, falar em outras línguas, centenas de curas, etc. Isso pode ATÉ acontecer, mas são secundários.

Meu professor de história, Dr. Paul E. Pierson afirmava que o verdadeiro avivamento tem dois frutos:

  1. A igreja se torna missionária. Entenda missionária aqui como a igreja que proclama por todos os cantos que Jesus Cristo é o Salvador e Senhor. Uma igreja que investe tempo, talentos e recursos para tornar esse nome conhecido. Uma igreja que se diz avivada e não investe em missões e evangelismo é apenas uma igreja animada.
  2. A igreja se torna agente de mudança social. Entenda aqui que toda renovação produz um genuíno cuidado para com a situação de miséria social, econômica, educacional, cultural, etc., em que se encontra o ser humano. A igreja passa a fazer boas obras a todos e faz isso por amor a Cristo para que Deus seja glorificado.  igreja que investe tempo, talentos e recursos para tornar esse nome conhecido. Uma igreja que se diz avivada e não investe na obra social é apenas uma igreja animada.

Como você pode ver, o avivamento não está tão longe de acontecer.

Se você, pastor, mover a sua igreja em direção a obedecer os dois mandamentos bíblicos que é o de amar a Deus e ao próximo, promovendo a missão/evangelização e a prática das boas obras, você terá uma igreja avivada. Agora, se você ficar orando por um avivamento, posso lhe afirmar com segurança que você vai orar por muito tempo.

Antonio Carlos Barro

Visite o site Sermão Online

guest
2 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marco Antonio
Marco Antonio
5 anos atrás

Em artigo ou pregação recente do Rev. Augustus Nicodemus Lopes, ele diz que avivamento começa com arrependimento. Deve, então, ser consequência de arrependimento e pedido de perdão a Deus. A passagem bíblica que fala mais claramente sobre avivamento é a que está em Habacuque 3:2, em que ele pede que o Senhor avive a Sua obra, mas não de uma vez, mas no decorrer dos anos. Habacuque faz uma oração em forma de canto, em que, entre outras coisas, ele diz que Deus está irado. Ao final, ele diz que ainda louvará a Deus, ainda que não tenha o sustento.… Read more »

junior
junior
2 anos atrás
Reply to  Marco Antonio

Eu creio que os dois estão corretos, o Autor e o Comentarista, pois precisamos orar por avivamento, mais também evangelizar.