Recursos para pastores

Liderando de forma harmoniosa

Liderar é uma das coisas mais difíceis na vida de qualquer pastor(a).

O pastor é treinado para muitas coisas: pregar, aconselhar, visitar etc. Mas liderar já é mais do que treinamento recebido em sala da aula.

As circunstâncias mudam em cada contexto, por isso não dá para aplicar a mesma coisa em situações diversas.

Veja algumas dicas de como liderar com harmonia.

1. Fomentar o respeito.
Valoriza cada pessoa da sua equipe ou ministério. Receba suas contribuições de forma atenciosa mesmo que esteja fora do que você pensa o quer fazer.

Preste atenção não somente nas pessoas que falam mais alto ou são mais articuladas. Alguns são retraídos e falam pouco, mas possuem ideias que podem auxiliar na solução de problemas. Fique atento a todas as pessoas do grupo.

2. Mostre compaixão.
Seus talentos em harmonizar situações reduzirá conflitos e desavenças. Quando as discórdias aumentarem, lembre a todos do alvo principal, da razão de estarem todos juntos pela mesma causa. Não fique do lado de um grupo contra o outro. Coloque-se como um líder aglutinador e terá o respeito de todos.

Essa busca da harmonia irá revelar que você se preocupa com todos do grupo e que se importa que todos se relacionem bem.

3. Crie estabilidade.
Paz e entendimento são importantes em qualquer equipe pastoral. Continue lembrando a cada um a necessidade de respeitas as opiniões que surgem no dia a dia. A equipe precisa de segurança para trabalhar.

Crie estabilidade ao deixar claro que ninguém será descartado por emitir opiniões divergentes. Todavia, vá trabalhando com dignidade e respeito até que o consenso seja obtido.

4. Promova esperança.
Quando a estabilidade é promovida as pessoas sentem-se seguras para caminharem em direção ao alvo proposto. O trabalho em grupo cria esperança para o futuro.

Torne-se hábil na interação conectando as pessoas. Coloque juntos pessoas divergentes para aprendem o valor da convivência e no encontro de soluções.

Conclusão.
Encontre áreas em comum e potencialize a busca de soluções. Lembre-se que divergência é saudável na medida que novos caminhos podem ser propostos. Lembre-se também que o trabalho em equipe pode gerar mas frutos do que se feito se forma isolada.

Continue pensando com clareza.

Abraços
Antonio Carlos Barro

Ps. Adaptado do livro: Strengths Based Leadership
T. Rath e B. Conchie

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments