Recursos para pastores

Nem todos os ouvintes aprendem do mesmo jeito

Como envolver os crentes na sua mensagem.

Você tem que pregar, dar cursos, fazer estudos bíblicos e tantas outras coisas para comunicar o evangelho ou transmitir conceitos e conteúdos doutrinários. Muitas vezes você se pega pensando em como cativar o auditório, em como comunicar melhor sua mensagem. Muitas vezes você se pega achando que o que está comunicando não interessa muito aos crentes, que tem gente desinteressada, etc.

Uma das razões pelas quais falhamos é que tratamos o auditório como sendo pessoas iguais com os mesmos interesses e principalmente com a mesma maneira de aprender. Esse é um engano comum nos comunicadores de igreja. O nosso público, assim como qualquer outro, é diverso, diferente, multicultural, etc. Por isso, atente para esses três tipos de ouvintes:

Cenestésico – é aquela pessoa que usa as expressões corporais para aprender. Essa pessoa gosta de colocar as mãos nos objetos, tocar, apalpar. Gosta de atividades práticas, sejam em grupos ou individuais. Geralmente parece estar distraída, olhando para algum ponto distante quando está escutando alguma instrução, como se vai fazer isso ou aquilo. Por isso, é importante encontrar uma maneira de incluir essa pessoa em alguma atividade física. Ande um pouco no palco, alterne a tom de voz, etc.

Auditivo – é aquela pessoa que aprende por sons, barulhos, ruídos. Prefere ouvir em silêncio o que está sendo exposto e está constantemente processando as informações passadas. Talvez deva fazer com que ela fale alguma coisa em voz alta, cante uma musica para fixar o ensino, compartilhe uma experiência com o grupo. Incentive a ouvir os CDs gravados com as mensagens e estudos.

Visual – é aquela pessoa que gosta de ver o que está ao seu redor: cores, desenhos, objetos, imagens, cartazes, etc. Processa a informação a partir daquilo que vê, pois tem a memória fotográfica que a ajuda a recordar das coisas observadas. Ajude-o a construir imagens mentais do que está ensinado, use gravuras, imagens, etc. Quem sabe o uso de power point, objetos para ilustrar o sermão.

Use teatro, jogral, poesia, declamação, filme, vídeo, diálogo, pintura, etc. Com um pouco de esforço e criatividade você será um bom comunicador do evangelho.

ACBarro

guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Nem todos os ouvintes aprendem do mesmo jeito […]