Recursos para pastores

O aspecto positivo da negação de Pedro

Quase todos os estudos e sermões sobre a negação de Pedro mostra o seu lado infiel.
Pedro negou por isso, negou por aquilo, negou porque era fraco, negou porque não era comprometido, etc.
Vou tentar ver o lado bom do episódio. Quando a criada aponta para Pedro, pela terceira vez, ela diz algo interessante: “Verdadeiramente também tu és deles, pois a tua fala te denuncia”. O sotaque e o jeito de Pedro falar pareciam com Jesus falando. Foi isso o que chamou à atenção daquela criada.
Ou seja, Pedro negou porque ele andava com Cristo. Pensar menos de Pedro seria injustiça com o apóstolo. Sua vivência com Jesus foi fazendo dele um homem parecido com Jesus.
Talvez, muitos de nós, pastores(as) jamais vamos negar Jesus. Não negaremos porque somos melhores do que Pedro, mais crentes, mais sinceros, mais comprometidos, mais abnegados. Nada disso! Temos também os mesmos defeitos e quem sabe as mesmas virtudes.
Mas, a verdade é que muitos de nós não vão negar porque não andam com Jesus e não vão ter nem a chance de negar. Muitos pastores são tão comprometidos com os sistemas desse mundo e o mundo está tão acostumado com eles que o mundo jamais dirá: “tua fala te denuncia”.
A fala de Pedro o denunciava porque ela parecia com a de Jesus. A nossa parece? O nosso ministério é modelado na pessoa de Jesus ou fazemos segundo os ditames da denominação, leis canônicas, manuais e padrões que ao fim nos levam para mais longe do Salvador?
Se faz tempo que ninguém convida você para negar a Jesus, fique esperto(a). Talvez não seja porque você é super consagrado, super pastor ou coisa assim. Pode ser exatamente o contrário, seu ministério já ficou tão sem sal e sem sabor que não incomoda a mais ninguém, inclusive a você mesmo.
Faça uma reflexão e coloque seu ministério na balança. Sempre é tempo de se arrepender e colocar Cristo no centro do mesmo.

ACBarro

veja o site de sermão.

Deixe um comentário

avatar