Recursos para pastores

O desafio da liderança coesa

Todos os líderes concordam que é muito difícil manter um grupo coeso.

Pessoas tem diferentes dons, habilidades, culturas, expectativas, histórias e tantas outras coisas que manter um grupo unido é quase um milagre ainda mais se tratando de organizações religiosas.

Para alcançar a coesão é necessário que os membros de uma equipe aprendam a confiar uns nos outros. Pessoas que sabem que mesmo que errem ou não consigam cumprir com algumas das tarefas assinaladas elas não serão descartadas ou expulsas do grupo. Isso significa dizer que quando os desapontamentos e conflitos surgirem as pessoas poderão conversar sobre isso sem preocupações de serem julgadas como incompetentes ou algo similar.

A coesão também é alcançada quando uns cobram os outros sobre os resultados que se desejam alcançar. Isso significa também motivar e incentivar o outro a progredir, caminhar um pouco mais para que os resultados sejam alcançados.

Talvez um dilema do líder seja o de justamente como manter o grupo coeso. Como fazer isso?

Naturalmente que cada líder tem que levar em consideração o seu contexto e os objetivos que se deseja alcançar.

Deve o líder estar atento ao que está acontecendo na equipe. Estar aberto o ouvir a opinião de cada pessoa, mesmo que não concorde. O líder precisa ainda conhecer bem as pessoas para poder auxiliar nos pontos fracos e promover os pontos fortes de cada um. Demonstre com palavras e ações que cada pessoa é importante e que sugestões para a equipe não serão consideradas como inadequadas.

O líder deve estar atento aos diálogos e conversas entre pessoas especialmente se são conversas que desviam do foco ou que servem somente para desmerecer outras pessoas do grupo. Esse tipo de atitude mina a resistência da equipe.

Pode ser que o líder tenha que convidar alguém para sair da equipe. Uma pessoa que tem demonstrado que não está interessada no que a equipe está fazendo e que faz de tudo para desanimar os outros.

Por isso, o líder deve ainda mover do pantanal das deficiências e problemas e mirar o futuro com confiança.

Passe confiança.

Motive a todos com a sabedoria do alto que Deus lhe conferiu.

Abraços
Antonio Carlos Barro

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
André Recent comment authors
newest oldest most voted
André
Visitante
André

QUERO ATRAVÉS DESSE COMENTÁRIO RESUMIR DA SEGUINTE FORMA:
ESSE SITE E TODO O SEU CONTEÚDO, TEM ME TRAZIDO UMA CLAREZA, ENTENDIMENTO, QUE NUNCA TIVE, AGRADEÇO A DEUS PELA VIDA DE CADA COLABORADOR, TEM ME AJUDADO MUITO, POIS ESTOU COMEÇANDO A MINHA CAMINHADA PASTORAL, E SO QUERO APRENDER COM VCS.