Recursos para pastores

O evangelho e o discipulado

O conceito bíblico de evangelista tem sido traduzido em nossas comunidades durante anos como aquele que evangeliza, que prega o evangelho, que é agente de Deus na conversão de pessoas.

O significado do conceito, visto através da lente da língua grega do Novo Testamento, porém, nos dá outra direção: a ideia é que esse evangelista seja aquele que leva as boas novas (o Evangelho) como recipiente de um conceito novo de vida, ou mais literalmente, evangelista é aquele que traz o recipiente das boas novas e segundo grande estudiosos do grego isso implica principalmente em “moldar o caráter de outros segundo o evangelho” – levar pessoas a viverem o mais próximo possíveis do modelo que é Jesus.

Assim, evangelista não é primariamente aquele que transmite as boas novas de salvação, mas sim aquele que discipula o recém-convertido segundo a imagem de Cristo.

A dimensão “ide e pregai” tem a ver com o apóstolo assim como “fazei discípulos” tem a ver com o evangelista.

Algumas características de um evangelista:

1) É atraído por trabalhos recém-iniciados
2) É pessoal – atraído por indivíduos
3) Possui discernimento sobre as palavras e as pessoas
4) É um discipulador nato
5) Tem frutos quanto a consolidar a fé de irmãos recém-convertidos
6) Preocupa-se com o indivíduo

O discipulado é peça fundamental na edificação do corpo de Cristo, da igreja. Sem o papel do evangelista, esse dom que Deus distribui na sua igreja (Efésios 4) a igreja não consolidaria facilmente a fé dos novos convertidos.

O discipulado é tão importante quanto outros ministérios na igreja – ajudar pessoas a seguirem os passos de Cristo, aprenderem como viver o dia a dia cristão é fundamental na vida e no desenvolvimento da igreja local bem como do corpo de Cristo como um todo.

Investir no desobrimento dos ministérios na igreja é utilizar a linguagem e os dons que Deus mesmo concedeu para seu povo.

Como você tem visto os ministérios na sua comunidade? Como age quando descobre os dons daqueles que estão servindo a Deus juntamente com você?

Abraço,
Gedeon Lidório

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments