Recursos para pastores

O pastor precisa pensar mais…

igrejas e liderança

Se existe uma coisa que me fascina a respeito de pastores é a capacidade que os mesmos tem de fazer planos e esperar que a igreja pague pelos mesmos.

Exemplo: o pastor quer porque quer ter um programa na televisão. Sua igreja não tem estrutura e nem recursos para ter um, mas o mesmo insiste, vai atrás das TVs, pede orçamentos, aperta daqui e dali até que consegue convencer a diretoria da importância desse programa.

O que o pastor não leva em consideração é que isso pode causar furor e ira no meio da igreja e muitos vendo outras áreas em necessidades e que são passadas para trás, revolvem 1) sair da igreja ou 2) ficar e não dar mais o dízimo.

O pastor precisa entender que o modelo tradicional de gerar receitas para a igreja está mudando. Muitos novos crentes não aceitam a ideia de dízimo e muitos dizimistas estão deixando de ser para se tornarem ofertante conforme a necessidade que se apresenta.

Precisa também entender que o custo de manter um templo ou edifícios está cada vez mais alto. Muitas coisas que eram feitas pelos membros por meio do voluntariado hoje não é mais possível. Uma razão é que ninguém tem tempo e a outra é a possibilidade de acontecer um acidente e a igreja ser responsabilizada.

Antes de inventar novos programas que vão custar caro para a comunidade, é necessário que o pastor sente com a sua diretoria e com líderes da igreja para uma conversa franca sobre os rumos da comunidade e como vão gerar recursos para que ela seja efetiva como instrumento do reino de Deus. É preciso convocar a igreja para realizar o ministério de forma criativa.

Estimado pastor, lembre-se de que você é o servo da igreja e não o contrário.
ACBarro

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments