Recursos para pastores

Pastor pode ter amigos na igreja?

Pastor pode ter amigos?

Quando fiz o seminário ouvia constantemente que pastores não podem ter amigos na igreja. Se eles os tivessem, isso poderia prejudicar o ministério, especialmente quando teria que exortar ou disciplinar um membro de igreja e se esse fosse amigo do pastor, isso seria complicado.
Recentemente o LifeWay Research fez uma pesquisa com 1.000 pastores nos USA e no quesito amizade obteve o seguinte resultado:

-18% dos pastores tem mais de 10 amigos na igreja.
-16% tem entre 6 e 10 amigos.
-38% tem entre 3 a 4 amigos.
-10% tem entre 2 e 4 amigos.
-12% não tem amigos na igreja.

Você poderia dizer que tem quantos amigos em sua igreja?
Você acha que o pastor deve ter amigos na igreja?
Antonio Carlos Barro

3
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
1 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
claudioIsmaGiovanni Campagnuci Alecrim de Araújo Recent comment authors
newest oldest most voted
claudio
Visitante
claudio

Nossa!!!
Que tema extraordinário!
Penso que o pastor deveria ter amigos na igreja. Porém essa relação de amizade pode trazer sérios prejuízos à sua liderança.
Pr Claudio Pereira.

Giovanni Campagnuci Alecrim de Araújo
Visitante

Sim e não. A relação pastoral existe sob bases que necessitam da amizade para acontecer. No entanto, não há, tanto de membros, quanto de pastores, a reciprocidade de confiança e dedicação. O pastor, via de regra, é um solitário. Por isso a importância de se criar uma cultura de amizade entre seminaristas que seja facilitada após a ordenação ao ministério. Também deveria haver meios institucionais para que as Igrejas pudessem nomear para cada pastor recém-ordenado um pastor experiente como mentor, que faria o acompanhamento nos primeiros anos de ministério.

Isma
Visitante
Isma

Interessante que o Senhor Jesus disse a seus discípulos, já não vos chamo de servos, pois o servo naosabe o que faz o seu Senhor, mas sim de amigos…creio que nesse quase 20 anos nas lides pastorais que precisamos criar o que eu chamo de ministerio da amizade. Primeiro com a lideranca e depois com o povo.em muitas ocasiões consigo algumas vitórias quando me coloco como amigo e não como pastor. Creio ser mais facil corrigir e exortar um amigo do que um desconhecido.