Recursos para pastores

Pastores e o hábito da leitura

leitura de livros

Karl Barth, famoso teólogo, já dizia que o pastor precisa ter a Bíblia e o jornal em suas mãos. Com isso ele queria acentuar a importância da leitura de outras fontes para que o pastor pudesse se inteirar do que estava acontecendo na sociedade. É extrema importância saber os temas do momento, os assuntos de vão modificar a maneira de o povo viver, as descobertas sobre as doenças, as pesquisas científicas, etc.

No Brasil quase não há estatísticas sobre os pastores, diferentemente dos Estados Unidos. Recentemente,

O Grupo Barna avaliou os hábitos de leitura dos pastores nos EUA e descobriu que 92 por cento dos pastores compram pelo menos um livro por mês e na média, mais de três. Em comparação com o americano médio, que compra menos de 10 livros por ano, fica claro que os pastores, como um todo, são leitores vorazes.

Essa é uma boa notícia. Significa que os pastores estão atualizados e atentos ao mundo ao seu redor. No Brasil a média de leitura é de 4 livros por pessoa por ano e ela completa a leitura de 2,1 desses livros. Segundo pesquisa, 75% das pessoas nunca frequentaram uma biblioteca e isso contribui para o infrequente hábito de ler.

Ainda sobre a pesquisa do Grupo Barna,

Quando solicitados a identificar os tipos de livros que leram recentemente, pastores identificaram espiritualidade, teologia e liderança com mais frequência. Outros temas populares incluem oração, história, tendências culturais e práticas da igreja. Cerca de metade dos pastores está lendo biografias e um terço está consumindo livros de negócios. A ficção é uma categoria um pouco menos prevalente entre os pastores em comparação com a população em geral.

Fica então a dica para as publicadoras e escritores evangélicos sobre os principais temas que os pastores preferem ler.

Uma tendência hoje é a leitura de e-books ou textos da Internet. Um dos problemas é selecionar o que ler e a qualidade dos textos disponíveis. Uma dica é procurar textos mais densos, mais acadêmicos. Quando digitar no Google, por exemplo, o tema – reino de Deus – coloque entre aspas e a sigla PDF a seguir (“reino de deus pdf”). Isso vai gerar uma busca de textos acadêmicos e que você poderá ler e usar nos seus sermões ou artigos.

Qual é o seu hábito de leitura? Compartilhe com os leitores seus livros prediletos.

Antonio Carlos Barro
Visite Sermão Online

 

Deixe um comentário

avatar