Recursos para pastores

Quantos pastores deve ter uma igreja?

Naturalmente que se a igreja é grande ela pode ter mais de um pastor devido a tantas necessidades que se apresentam. Dr. Peter Wagner costumava dizer que para cada grupo de 200 pessoa deve-se adicionar um pastor.

Todavia, que podemos dizer das igrejas menores? Seria interessante ter mais de um pastor e formar uma equipe pastoral? Seria isso possível tendo em vista que essas igrejas menores não tem verbas suficientes?

Creio que sim. Sempre gostei de trabalhar em equipe e isso ajudava a carregar a carga ministerial. Mas talvez você pergunte: como isso é possível se nossa igreja não tem dinheiro para contratar outro pastor?

A equipe pastoral não precisa necessariamente ser composta de pastores ordenados. Pode se ter pessoas com habilidades e dons espirituais que vão contribuir para o crescimento da igreja e especialmente no cuidado pastoral.

Você pode ter, por exemplo, alguém que tome conta das visitações. Outra pessoa poderia ficar encarregada da evangelização e discipulado. Alguém poderia ficar encarregado do ensino cristão.

Com isso, você poderia devotar mais tempo para o estudo da palavra.

Ter uma equipe depende de você. Todavia, é importante que você se reúna com esse povo todas as semanas. Não pode falhar. Nessa reunião fale sobre a semana que passou, o que aconteceu, o que ficou sem fazer. Depois olhe para a semana seguinte e planeje com a equipe. Não adianta ter uma equipe se você não for se reunir e ouvir seus integrantes. Melhor não ter.

Veja na sua comunidade que pessoas poderão ser de grande auxílio ministerial. Ofereça treinamento. Incentive os leigos da igreja a estudar teologia. Muitas escolas oferecem curso online. Há muitos cursos livres no YouTube.

Ou seja, a igreja não tem mais gente preparada porque não quer ter. Essa é a verdade!

ACBarro

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments