Recursos para pastores

Quer ser pastor? Então, seja um de verdade

igreja em acao

Outro dia respondi a um questionário e uma das perguntas era sobre a principal função de um pastor. Respondi sem pensar muito porque já tenho bem estabelecido em minha mente que a principal função de um pastor é aquela que preceitua o seu nome: cuidar bem de suas ovelhas.
O que é que faz um padeiro? O que é que faz um carpinteiro? Qual a função de um piloto de avião? Ou seja, aquilo que a profissão indica é o que a pessoa deve fazer e é o que se espera dela.
Quando lemos o texto de João 10 que fala sobre Jesus o bom pastor, o que temos ali? Aponto apenas algumas sugestões:

1. O pastor sabe que as ovelhas ouvem a sua voz.
2. O pastor sabe o nome de suas ovelhas.
3. O pastor orienta as ovelhas.
4. O pastor lidera suas ovelhas.
5. O pastor é respeitado pelas suas ovelhas que o seguem.
6. O pastor sabe que as ovelhas estão acostumadas com ele e não seguirão um pastor estranho.
6. O pastor oferta vida e vida plena para as ovelhas.
7. O pastor sacrifica a sua vida pelas ovelhas.
8. O pastor é a porta para a ovelha encontrar refúgio.
9. O pastor é o salvador da ovelha.
10. O pastor é o provedor da ovelha.

Essas funções não são apenas para Jesus. Sendo ele o modelo do nosso pastorado, tudo o que ele faz, devemos e queremos fazer. Alias, não somente o Apóstolo Paulo, mas nós também somos imitadores de Cristo.
Agora com a crise que assola esse país, pode ter certeza de que muitas pessoas em sua igreja estão sofrendo e por diversas razões.
Não seria esse um bom momento para você desenvolver um bom programa de visitação e contemplar cada casa com um visita para fazer um levantamento de como anda o estado de suas ovelhas? Um bom momento para saber quantas estão desempregadas, desorientadas, feridas ou até mesmo com fome?
Talvez você não possa visitar todas as casas, então divida essa tarefa com os líderes, com as células familiares. Oriente-os a respeito do propósito dessa tarefa pastoral.
O que não pode é o crente ficar a mercê dos lobos e animais predadores. O que não pode é você ficar sabendo pela midia social que o seu crente está em apuros, chorando e não sabendo que rumo tomar na vida.
O que motiva você (além da glória de Deus) é o trabalho bem feito e para fazer um bom trabalho pastoral talvez você deva reconsiderar como está ocupando o seu tempo. Talvez você precise fazer uma nova agenda do seu tempo onde grande porção do mesmo seja devotado ao estudo da Palavra e ao cuidado diário das ovelhas. Pode ser que algumas tarefas que você esteja fazendo possam ser realizadas por outras pessoas da igreja.
Se você é o pastor, pode ter a mais absoluta certeza de que as ovelhas vão cobrar de você a falta de cuidado. Não deixe o seu ministério chegar nesse ponto porque pode ser que não tenha mais volta e aí as ovelhas ou se perdem no caminho, vão em busca de outro aprisco ou de outro pastor.
Você tem em suas mãos o poder. Você pode amar o seu ministério e fazer dele uma vocação sublime. Você pode amar o seu povo e orientá-lo para que ele seja o povo vocacionado por Deus.
Acima de tudo e quando as coisas se tornarem difíceis, lembre-se disso: o rebanho é de Deus e você trabalha para o Supremo Pastor.

Antonio Carlos Barro
Visite o Sermão Online

Deixe um comentário

avatar