Recursos para pastores

Sabemos o que é realmente ser um pastor ou uma pastora?

Há várias maneiras de se pensar no que é um pastor ou uma pastora. A Bíblia está repleta de imagens pastorais, tanto no Antigo como no Novo Testamento. Deus é o pastor que supre de si mesmo todas as coisas para Davi (Salmo 23) e Jesus é o bom pastor que dá a vida pelas ovelhas (João 10).

Pastor/a deve ter como alvo conservar a fé; ele ou ela possui sempre uma mensagem paternal/maternal. É visitador, é pessoal. Ele/a trata com indivíduos. Geralmente o pastor/a é conselheiro, pois envolve-se com famílias. Trabalha muito com os alicerces da vida e da fé. Não pensa tanto em termos de conversões, mas de crescimento espiritual. Geralmente enraiza-se em um local (ou comunidade).

Outras características que poderíamos elencar aqui são mais dos pastores/as que estão no cargo, ou no ofício de pastor, sem que necessariamente estejam respondendo a um dom.

Há três versículos que gostaria de destacar – Efésios 4.11, Atos 20.28 e 1 Pedro 5.2.

Efésios 4.11 – aqui Paulo está argumentando sobre o ser pastor de forma a um chamado recebido por indivíduos, os quais foram capacitados para servirem ao Reino de Deus através da edificação de pessoas. Há quem coloque pastores e mestres juntos, porém, nem todo pastor é um mestre e nem todo mestre necessariamente é um pastor.

Pastor aqui é ‘poimenos’ que é aquele que alimenta o rebanho com nutrientes necessários à fé. É tipicamente um restaurador. É o tipo ministerial mais conhecido, pelo menos pelo nome, porém o que chamamos de pastor geralmente tem a ver com o ofício e não com o dom.

Uma questão gramatical no texto tem a ver com o plural, pois sempre que está tratando do dom está sempre no plural, ou seja, a igreja possuem pastores, sempre.

Atos 20.28 – Lucas está utilizando aqui palavras que dizem respeito a alimentação e cuidado, proteção. Aqui a igreja é chamada de rebanho. Uma clara referência à questão pastoril judaica, com os muitos rebanhos de ovelhas.

Pedro. 5.2 – Também Pedro afirma que ‘agir com um pastor’ é cuidar do rebanho (cuidai do rebanho de Deus).

A partir disso entendemos que pastores/as são aqueles que agem para cuidar de pessoas, para fortalece-las, para protege-las, para alimentar e cuidar da saúde destas pessoas. Tem a função também de supervisionar; a exortação de Pedro é dirigida aqueles que são chamados de ‘anciãos’ (1 Pedro 5.1).

Precisamos sempre nos lembrar que ‘ancião’ não é necessariamente alguém ‘velho’, pois o termo está mais ligado a experiência e não idade em si. Podem ter pessoas mais velhas na igreja que não tem maturidade para assumir o cuidado de outros, podem ser recém-convertidos de idade etc.

O/a pastor/a age sempre com um olhar atento às necessidades das pessoas que estão ao seu redor.

Não há NENHUMA ideia de hierarquia em qualquer dos textos, pois é evidente, em todos eles que esses pastores/as servem à comunidade juntamente com outros em outras funções.

O papel moderno de pastor ou pastora é um tanto estranho quando olhamos para os textos do Novo Testamento.

Estes papéis, doados por Cristo à sua igreja, foram colocados aí para que a igreja, com um corpo, seja edificada, cuidada, quando preciso, restaurada, alertada, alimentada, fortalecida.

O que é realmente um pastor/a?

Concluindo, olhando para a Palavra de Deus, entendemos que são pessoas colocadas por Deus na vida da igreja para cuidar de todos, para que sejamos fortalecidos no amor, na palavra, na comunhão, na fé, na esperança, no arrependimento, para que possamos crescer, até chegarmos à estatura de Jesus.

Que Deus, que nos chamou, nos abençoe e nos faça entender o ministério pastoral como um dom dado por ele à igreja.

Gedeon Lidório

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Janete Melani Recent comment authors
newest oldest most voted
Janete Melani
Visitante
Janete Melani

Muito legal o artigo, entendi agora que não devemos olhar para o pastor como um ofício, mas como um dom que Deus dá a igreja. Sensacional, isso é demais . Obrigado por escrever.