Recursos para pastores

6 Ideias para ter uma igreja hospitaleira

Outro dia conversando com um amigo pastor ele me narrou que foi pregar em uma igreja que o sustenta no trabalho missionário. Depois do culto, ficou mais um tempo no templo e ninguém, absolutamente ninguém, foi conversar com ele. Sua conclusão foi: “Se eu que sou sustentado pela igreja e fui o pregador da noite recebo esse tipo de hospitalidade, imagine com os visitantes desconhecidos?”

Eu já tive inúmeras experiências como essa. Gente que entra e sai dos templos sem um bom dia, uma saudação ou um abraço amigo. E depois, os pastores reclamam que suas igrejas não crescem! Com essa atitude dos crentes, nem é bom que a igreja cresça.

Bem, com esse tipo de atitude não vai crescer mesmo e a falha está, perdoe-me dizer isso, no líder, no pastor.

Algumas dicas então:

  1. O pastor que deve incentivar sua igreja a ser hospitaleira, a receber bem os visitantes, etc.
  2. A hospitalidade não acontece por acaso. Ela deve ser intencional.Como vamos fazer? Qual o melhor momento?
  3. Deve-se designar jovens, adultos, casais para que estejam na porta, nos salões para conversar com os visitantes. Essas pessoas precisam de treinamento. Exemplo: Se o visitante é jovem, leve-o para sentar perto de outro jovem da igreja. Se for um casal, apresente a outro casal da igreja e peça que sente com eles.
  4. Perguntar pelos seus nomes, onde moram, se frequentam alguma igreja, se vieram antes.
  5. Principalmente, apanhar seus nomes e telefone para um futuro encontro.
  6. Deve-se criar nas igrejas uma equipe de seguimento. Alguém que possa ligar, ver se a pessoa precisa de algo, de alguma ajuda espiritual e perguntar se deseja receber uma visita pastoral.

Faça as contas e veja quantas pessoas visitam a sua igreja por mês! Pelo menos uma a cada domingo. Se a sua igreja conservar pelo menos 20% desses visitantes já seriam 10 novos membros ao final do ano. A maioria das igreja não retem os visitantes. Infelizmente.

Muitas pessoas retornam se a igreja é amigável e hospitaleira. Como anda a hospitalidade em sua igreja?

Se você tem alguma outra dicas, por favor, compartilhe com outros pastores. Escreva abaixo no comentário.

Antonio Carlos Barro

Deixe um comentário

avatar